quarta-feira, 7 de março de 2018

Gaia





Há pouco mais de um ano fui convidada pra participar de um troca de bonecas entre 50 mulheres de todo mundo em comemoração ao dia internacional da mulher. O projeto é criação da Marlene que  também cria bonecas ( filomeluna) e escreve o site dollmakers. A ideia era que  homenageássemos alguma personagem feminina ou criássemos algo que pensasse sobre a  mulher.
 Assim que a Marlene me falou sobre o projeto, já imaginei uma boneca com cabelo de mar e barquinho de papel, queria fazer uma navegante, alguém que busca de novos caminhos, e que se joga nesse mar ainda pouco navegado. Essa era minha primeira ideia, mas quando tem um projeto me me empolga, penso nele o tempo todo. Na época eu estava escutando muito Nina Simone, e um dia me veio uma música que ela interpreta  'He's got the Whole would in his hand', na mesma hora imaginei a boneca segurando o mundo. Imaginei ela segurando esse mundo como uma mulher grávida segura sua barriga. E a partir dessa imagem comecei a pensar em tudo que isso poderia significar...
Foi uma delícia pensar na boneca e  no texto, que acabou saindo assim:

Gaia tem o mundo nas mãos.
 Ela pode ser o que quiser, ocupar cargos e empregos que desejar. Pode ser mãe. Pode não ser.  Luta pelos seus sonhos  e tem navegado por caminhos desconhecidos, se redescobrindo e se reinventando.
Ela tem o mundo nas mãos não apenas pra fazer dele o que quiser, mas para acolhê-lo, com afeto, em toda sua diversidade.
E para nós, mulheres que criam com as mãos, a frase que Gaia traz no vestido ganha ainda outro significado. É com as mãos que damos sentido ao nosso mundo.  E é com as mãos que 50 mulheres ao redor do mundo, se juntaram pra pensar sobre o dia internacional da mulher através de bonecas!




Participar da troca foi incrível, ganhei uma boneca maravilhosa Humbletoys (essa aqui) e tiveram bonecas lindas. Você pode conhecer um pouco mais sobre o projeto e quem participou aqui.





Nenhum comentário:

Postar um comentário