sábado, 1 de outubro de 2011

Costuras Cruzadas

Pela primeira vez tive aulas de encadernação e também foi o meu primeiro contado com essas encadernações artesanais que até agora só havia conhecido pela internet (além das que eu fiz é claro!)

O Ricardo ( da Urupês: http://urupes.blogspot.com/)    é quem está me ajudando a aprender um pouquinho mais sobre essa arte de juntar folhas que tanto me encantou...


Esse álbum com a capa em tecido adesivo florido, costura cruzada com detalhes em couro foi feito durante o curso:






Esse abaixo, eu comecei durante o curso e acabei ele em casa, Prolonguei a faixa de couro costurei esta na capa seguindo a costura do caderno. A capa tem tickets de viagens minhas ( entradas, passagens, notas, etc...)








Nesse  último, eu também estendi a faixa de couro, mas desta vez eu mantive o formato  do couro como estava . Esses retalhos são sobras de couro da fábrica de sapatos da minha tia que gentilmente me doou alguns Bons retalhos...  A capa é em papel japonês tingido artesanalmente... Acho que ficou bastante poético....rs



2 comentários:

  1. Olá,

    Sou recente em matéria de encadernação... na verdade, sou auto-didata por uma série de razões, inclusive porque moro em Salvador e temos dificuldade em adquirir aulas e alguns materiais específicos.

    Meu pai era artista plástico e ensinava na UFBa e eu cresci vendo suas criações se multiplicando. Hoje ele já não está entre nós, mas, ficou uma semente em mim... acho. Gosto de trabalhos manuais e tenho isso hoje como meta de vida: escolhi a encadernação artesanal como prioridade.

    Eu sou curiosa e não fico de braços cruzados, não!..."cutuco" muito a net e tenho visto muita coisa criativa e bonita.
    Porisso, te digo com segurança - Você é uma artista nata. Suas idéias são interessantes porque são diferentes, raras, criativas e exclusivas. Parabéns à você e ao seu profo... Ricardo (Urupês).
    Quem sabe um dia eu possa ir à SP fazer um curso também. Tomara que sim! Os produtos Urupês são perfeitos.

    Fique com um abraço de sua adimiradora baiana.

    Erika, ou melhor... Kika.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Noossa Kika, fiquei muito emocionada com o seu comentário. Também sou iniciante e moro no interior o que também dificulta um pouco o acesso a cursos e materiais. Me formei em arquitetura, sempre gostei de desenho e atualmente estou bastante apaixonada por esse ofício de encadernação. As poucas vezes que fui a Sao Paulo (moro a 100km da capital) nas aulas do Ricardo foram bastante importantes, e ainda são. Espero que venha sim pra São Paulo que vale a pena, mas continue "cutucando" que eu também faço muito isso !! rs Obrigada pela visita e comentário!

      Abraço

      Ana Carolina

      Excluir